Obama confunde chinês com sul-coreano

O PRESIDENTE dos Estados Unidos, Barack Obama, viveu ontem um momento embaraçoso na sua conferência de imprensa, após a cimeira do grupo das 20 principais economias mundiais, ao confundir um jornalista chinês com um sul-coreano.Maputo, Sábado, 13 de Novembro de 2010:: Notícias


"Vou aceitar uma pergunta de um meio de informação sul-coreano, visto que os senhores foram tão bons anfitriões durante a minha estadia", disse Obama, concedendo uma pergunta a um jornalista na primeira fila. "Acho que vou precisar de tradução. De facto, é certo que vou necessitar de tradução, o meu coreano não é assim tão bom", acrescentou.



O jornalista, já com o microfone na mão, respondeu: "Muito obrigado, senhor Presidente, mas eu não sou coreano, sou chinês". Obama, evidentemente desconcertado, fez uma ameaça de negar-lhe a pergunta, ao indicar que queria que um jornalista da nação anfitriã da cimeira lhe fizesse uma pergunta. Sem se amedrontar e sem ceder o microfone, o repórter chinês dirigiu-se aos seus colegas: "Vocês se importam que eu faça uma pergunta em vosso nome?" "Temos aqui um pouco de conflito", replicou Obama.



"Há algum jornalista coreano que queira fazer uma pergunta? Algum voluntário?" Nenhum dos repórteres coreanos pareceu aceitar a oferta. O Presidente norte-americano optou então por responder à pergunta do jornalista chinês e, depois, concedeu uma última questão a um órgão de comunicação social sul-coreano.

0 comments: