Erupções do Merapi mantêm-se letais

PELO menos 206 pessoas morreram devido à erupção do vulcão Merapi na Indonésia, cuja actividade diminuiu apesar das nuvens de fumo e cinzas, indicou ontem a Agência de Gestão de Desastres indonésia. Cerca de 340 000 pessoas estão em centros de refugiados montados num perímetro de segurança de 20 quilómetros. Maputo, Sábado, 13 de Novembro de 2010:: Notícias


O Merapi, o vulcão mais activo da Indonésia, situado no centro da ilha de Java entrou em fase eruptiva a 26 de Outubro e a erupção mais forte foi registada na passada sexta-feira.



Desde 26 de Outubro, milhares de hectares de campos ficaram arrasados e numerosas aldeias ficaram cobertas por uma grossa capa de cinza, provocando problemas respiratórios à população. O Merapi fica localizado a uma altitude de 2914 metros no meio de uma região extremamente populosa no centro da ilha de Java.



Entretanto, a milhares de quilómetros, as autoridades calcularam as perdas resultantes do tsunami registado a 25 de Outubro no arquipélago de Mentawai.



Segundo as autoridades indonésias, 13 000 pessoas estão alojadas em centros de refugiados, as vítimas mortais já são 448 e dezenas de pessoas continuam dadas como desaparecidas. O tsunami, com ondas até seis metros segundo testemunhas, foi causado por um terramoto de 7,5 na escala de Richter.



A Indonésia, o maior arquipélago do mundo situado no denominado “anel de fogo", uma área de intensa actividade sísmica, tem cerca de 400 vulcões, dos quais 129 activos.



Anualmente são registados cerca de sete mil sismos, mas a maioria de fraca potência.

0 comments: