UE apoia Moçambique

A União Europeia (UE) reafirmou ontem, em Maputo, o seu compromisso de continuar a apoiar Moçambique nos seus esforços de combate a pobreza.

Maputo, Quarta-Feira, 8 de Dezembro de 2010:: Notícias
 
Esta intenção foi anunciada pelo Embaixador da UE em Moçambique, Glauco Calzuola, falando a jornalistas momentos após ter sido recebido pelo Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza.
“Ao Presidente Guebuza, eu vinha entregar uma carta do Presidente Durão Barroso (da União Europeia), que tem uma mensagem de felicitação, de compromisso da UE em continuar a apoiar o país e de encorajamento ao Governo para continuar a implementar reformas necessárias para alcançar os objectivos de combate à pobreza”, disse ele.
A UE é um dos parceiros estratégicos de Moçambique, estando entre os 19 financiadores do Orçamento do Estado, além de também canalizar apoios sectoriais para as áreas da Saúde, Agricultura, fundo rodoviário, infra-estruturas, entre outras.
Segundo Calzuola, a ajuda programática da UE é estimada em 622 milhões de euros, valor canalizado pela organização através de um fundo de apoio válido durante o período 2008/2013.
“Mas além desse financiamento, há várias outras linhas de orçamento. Por exemplo, em Outubro passado, aprovou-se um financiamento de 22 milhões de euros para apoiar o país na assistência alimentar. Portanto, as linhas de financiamento não são lineares”, explicou ele.
O embaixador da UE considerou a cooperação da sua organização com Moçambique como sendo “boa, frutuosa e construtiva” e que tem sempre se adaptado a situações do momento.
  • AIM

0 comments: