Tentativa de golpe de Estado em Madagáscar O anúncio do golpe ocorreu numa altura em que os malgaxes votavam num referendo que iria acomodar Rajoelina na presidência da maior ilha do oceano Índico.
Tentativa de golpe de Estado em Madagáscar O anúncio do golpe ocorreu numa altura em que os malgaxes votavam num referendo que iria acomodar Rajoelina na presidência da maior ilha do oceano Índico.
COMEÇOU ontem o modo alternativo de emissão de gases resultantes do processo de produção de alumínio pela Mozal, num processo a empresa obteve autorização especial do governo moçambicano. O recurso ao “by-pass”, como é conhecido o molde que está a ser usado na fábrica, surge na sequência da avaria dos filtros que a empresa tem para a monitoria de fumos, que entretanto já se encontram em reabilitação.
Maputo, Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010:: Notícias
O “by-pass”, que consiste na emissão directa de gases pelas indústrias, está a ser monitorado segundo os padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que constitui a condição imposta pelo Executivo à Mozal.
A OMS e organismos se que ocupam do ambiente limitam as indústrias a emitirem um máximo de 17 microgramas de fluoretos (os compostos químicos mais poluentes) por metro cúbico de fumos industriais, nível considerado tolerável para a preservação da saúde e do meio ambiente.
A questão da Mozal vem divergindo a empresa, o governo e ambientalistas, que não se entendem quanto a viabilidade ou não do “by-pass”. O Executivo, através do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), esclarece que autorizou as emissões desde que estas respeitem os padrões nacionais e internacionais aplicáveis, o que a fundição assevera cumprir. Os ambientalistas, por sua vez, sustentam que as emissões em “by-pass” constituem perigo à saúde pública e ao ambiente.
Mais pormenores sobre este assunto na CIÊNCIA E AMBIENTE
Liga Inglesa de Futebol
O Arsenal, por sua vez, venceu o Everton por duas bolas a uma.
É oficial, a luta pela Premier League está reaberta. A surpreendente derrota do Chelsea em casa, frente ao Sunderland (0-3), reduziu para dois pontos a vantagem dos “Blues” sobre o Arsenal, que foi vencer ao terreno do Everton.
E o Manchester United está a três pontos. Uma lesão de última hora de John Terry “atirou” Paulo Ferreira para o centro da defesa do Chelsea, ao lado de Ivanovic, com Bosingwa no lado direito.
Ancelotti também não tem Essien nem Lampard, ambos lesionados. Apesar dos contratempos, nada fazia, no entanto, antever o que se passou em Stamford Bridge. O Sunderland só tinha vencido o Chelsea, desde que há Premier League, por uma vez, em 2001. E, se não sofressem golos, os homens da casa estabeleciam um novo recorde de “clean sheets” para o clube, 10 jogos em casa sem deixar entrar um golo. Mais: os “Blues” não perdiam em casa para o campeonato desde Fevereiro, há nove meses e 12 jogos.
Pois bem, a história mudou. Depois de algum controlo inicial do Chelsea, o Sunderland cresceu e chegou ao primeiro golo em cima do intervalo.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
5/11/2010
A Polícia moçambicana (PRM) deteve semana passada um jovem acusado de pratica de diversos crimes, sob a capa de ser filho do Comandante-Geral da corporação, Jorge Khalau.
Segundo a porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo, Silvia Mahumana, o suposto criminoso, um jovem de apenas 23 anos de idade, é acusado de prática de crimes de falsa qualidade, furto e burla.
“Ele é acusado de crime de falsa qualidade porque identificava-se como sendo filho do Comandante-Geral da Polícia”, disse Mahumana.
De acordo com ela, com a falsa identidade o jovem, cujo nome 'e Boavida Francisco Nhambe, conquistava meninas, usava-as e depois apoderava-se de seus bens, nomeadamente celulares.
Desta mesma forma, o jovem burlou vários estabelecimentos comerciais.
Agora encarcerado na 18/a esquadra da Polícia, Nhambe deixou ‘muitas’ dívidas em várias ‘barracas’ da cidade de Maputo, incluindo as do bairro do Jardim, onde bebia e comia com os seus amigos, usando falsa identidade.
Mahumana disse que esta' mais do que provado que não existe nenhum grau de parentesco entre Boavida Nhambe e Jorge Khalau.
A Polícia está agora ao encalço de outros dois jovens com os quais Nhambe cometia os crimes. Eles também são acusados de uso de falsa identidade para lograrem os seus intentos.
Semana passada, a Polícia deteve outras 62 pessoas acusadas de prática de diversos crimes, incluindo homicídios, ofensas corporais, roubos, entre outros.
(RM/AIM)
“O guardador de Memórias” é o título de uma obra da autoria da escritora angolana Isabel Ferreira que hoje é lançada no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias (ISCTEM), na cidade do Maputo.
Maputo, Terça-Feira, 16 de Novembro de 2010:: Notícias
Numa nota de imprensa enviada à nossa Redacção pelo ISCTEM, lê-se que o novo livro de Isabel Ferreira já recebeu vários elogios, alguns dos quais proferidos por escritores moçambicanos como Florentino Kassotche e Sara Jona, que consideram o manual como “uma obra provocante, com diversos sabores e formas diferentes de se olhar para a mulher”. Formada em Direito, a autora já publicou vários livros, estando, nos últimos tempos, a trabalhar na vertente de investigação artística.
Hendro Olinda Nhavene - Presidente
Nelson Morossi Chinowawa - Vice Presidente
Tania da Silva Macaneta - Secretaria Geral
Hendro Olinda Nhavene - Presidente da AEISCTEM
Nelson Morossi Chinowawa - Vice-Presidente da AEISCTEM
Tania da Silva Macaneta - Secretária Geral da AEISCTEM
Envie seu email(críticas, sugestões, informações) para o nosso correio