O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), participou na formação do quadro técnico do Ministério da Administração Estatal Março passado.
Com efeito um convénio nesse sentido foi rubricado pelo Ministro moçambicano da Administração Estatal, Lucas Chomera e João Leopoldo da Costa, Reitor do ISCTEM.
Falando momentos após a assinatura do convénio, Lucas Chomera, disse que a partir desta iniciativa, o MAE passa a contar com mais um parceiro de cooperação que vai participar na assistência eformação em gestão dos quadros dos níveis provincial e distrital, incluído os das autarquias.
Para o ministro, esta iniciativa vem complementar os esforços da rede de formação do MAE que não tem capacidade para formar os quadros técnicos necessários para toda a área da Administração Estatal do pais.
A rede de formação do MAE, segundo o ministro, formou 400funcionários no ano de 2005.
Sem entrar em detalhes numéricos dos quadros a serem formados pelo ISCTEM, Chomera disse que tudo ainda esta dependente de um programa concreto a ser desenhado pelas duas instituições de acordo com as necessidades no terreno.
Para a implementação deste acordo, que não tem tempo de duração determinado, podendo sofrer alterações de reajuste segundo os interesses das partes, foram seleccionados cinco distritos piloto em todas as províncias do pais.
O ministro disse na ocasião, que o MAE esta disposto a receber estudantes do ISCTEM que queiram estagiar nos distritos, pontos tidos como base para o desenvolvimento do pais.
Por seu turno, João Leopoldo da Costa disse estar honrado pela confiança que o MAE e o Governo depositaram no ISCTEM ao permitir que participasse na formação do quadro técnico do Estado.
O reitor revelou que esta acção enquadra-se no plano estratégico do ISCTEM que aposta na formação para fazer sentir as mudanças pretendidas através da reforma do sector publico em curso nas instituições
0 comments:
Enviar um comentário