Notícias

A partir da zero hora de ontem passaram a vigorar novos preços de combustíveis. A gasolina, que custava 23,10Mt, passa a custar 26,57Mt, e o gasóleo passa de 22,40Mt para 24,70Mt.

A subida dos preços dos combustíveis abrangeu igualmente o gás de cozinha, que passa a custar 42,77Mt/kg, face aos anteriores 40,93Mt/kg. O petróleo de iluminação, que custava 15,58Mt, passa para 17,92Mt.
Estes reajustamentos foram anunciados pelo ministro da Energia, Salvador Namburete, no fim da sessão do Conselho de Ministros, que justificou que o Governo decidiu fixar estes novos preços pelo facto de ter esgotado todos os recursos disponíveis para continuar a compensar as gasolineiras, dado que os preços de combustíveis têm vindo a registar internacionalmente grandes subidas.
O ministro afirmou que, desde o último reajustamento, feito a 18 de Março de 2009, o preço do baril de petróleo no mercado internacional rondava entre os 40 e os 50 dólares. Hoje, o preço do baril está no dobro desse valor, mas o Governo tinha decidido manter os preços.
Segundo o ministro, o Governo viu-se na obrigação de tomar várias medidas com a finalidade de manter a estabilidade económica e assegurar os níveis de crescimento económico que tinham sido definidos.


Sábado à noite e durante 1 hora: apagão contra aquecimento global

CENTENAS de cidades de todo o mundo, incluindo Moçambique, deverão apagar as luzes entre as 20.30 e as 21:30 horas de sábado, marcando o ponto mais alto de uma campanha denominada "Hora do Planeta 2010", movimento mundial de alerta contra o Aquecimento Global promovido pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF).


Sumbana testemunha filme sobre Gorongosa

O FILME sobre Parque Nacional da Gorongosa, "Africa´s Lost Eden", uma produção da National Geopraphic Television (NGT), foi internacionalmente lançado ontem no Festival Internacional de Filmes Ambientais que decorre na capital dos Estado Unidos da América (EUA), concretamente nas instalações da NGT.


Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz

0 comments: